Informação sobre terçol, causas, sintomas e tratamento do terçol, assim como de outras doenças da pálpebra, com diagnóstico de blefarite, hordéolo, calázio, entrópio, ectrópio, ptose palpebral, molusco contagioso e traumas palpebrais.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Doenças da pálpebra

Assim como as outras estruturas do aparelho ocular humano, as pálpebras figuram como objeto de atenção por parte dos oftalmologistas. Essas são pregas móveis de tecido, revestidas superficialmente por pele e internamente por mucosa, que servem para proteger o olho. Contém músculos, glândulas, vasos sanguíneos, nervos e um plano fibroso denso, o tarso. No tarso são encontradas as glândulas de Meibomius que se abrem em ductos na margem da pálpebra. A margem palpebral contém os cílios que são pêlos fortes, curtos e curvos, dispostos em duas ou mais fileiras e possuem em seus folículos as glândulas de Zeis. Entre os folículos situamse as glândulas de Moll.
As doenças das pálpebras estão entre os problemas oculares mais comuns, sendo definidas como doenças das pápebras as que se seguem:
Outras afecções podem atingir as pálpebras, tais como, molusco contagioso, edema palpebral, corpo estranho subtarsal e traumas palpebrais.
Índice dos artigos relativos ao Terçol