Informação sobre terçol, causas, sintomas e tratamento do terçol, assim como de outras doenças da pálpebra, com diagnóstico de blefarite, hordéolo, calázio, entrópio, ectrópio, ptose palpebral, molusco contagioso e traumas palpebrais.


sábado, 2 de agosto de 2014

Quais os sintomas de terçol

Um terçol é um nódulo dolorido e vermelho perto da bordadura de uma pálpebra. O terçol é causado por uma infeção na base de uma pestana (no folículo). Bactérias estafilococos são os culpados habituais. Estas bactérias normalmente vivem sem causar danos na pele, mas podem causar infeção se a pele estiver danificada. Tocar o muco do nariz e, em seguida, esfregar o olho é uma maneira de mover as bactérias estafilococos para a pálpebra.
Terçol pode ser vermelho e dolorido, mas geralmente não causa nenhum dano ao olho ou pálpebras.
Normalmente o terçol desaparece dentro de alguns dias, mesmo que o tratamento não seja efetuado. No entanto, por vezes a infeção pode espalhar-se e causar mais terçois. Raramente, toda a pálpebra pode ficar infetada.
Se toda a pálpebra ficar infetada, torna-se necessário tratamento médico, incluindo antibióticos. Algumas pessoas parecem ter muitos terçois, enquanto outras têm poucos ou nenhuns.
A forma como um terçol se desenvolve inclui: 
• Um nódulo doloroso e vermelho que se desenvolve na pálpebra.
• O nódulo fica maior e pode desenvolver um topo branco ou amarelo. Isto significa que há pus no terçol. O ponto pode ser ao longo do bordo da pálpebra (onde crescem as pestanas), ou pode estar no interior da pálpebra. Não é usual que seja do lado de fora da pálpebra.
• O terçol pode irritar o olho, fazendo com que, com a presença de água, ele possa sentir que há algo 'no olho' (como quando uma pestana fica na superfície do olho).
• A superfície sobre o terçol pode quebrar, liberando o pus, ou o inchaço pode desaparecer sem rutura, quando o sistema imunitário do organismo é capaz de controlar a infeção.
• Se existir escoamento do pus para fora do terçol, o nódulo desaparece muito rapidamente. Caso contrário, o inchaço pode levar mais tempo para desaparecer.

Índice dos artigos relativos ao Terçol